Brydes do Brasil

12/11/2018

Brydes do Brasil: Rede Nacional de Baleias-de-Bryde Foto-Identificadas

 Notícia do Catálogo



Imagem Brydes do Brasil

Os primeiros resultados do catálogo foram apresentados no XII Congreso de la Sociedad Latinoamericana de Especialistas em Mamíferos Acuáticos, realizado em novembro de 2018 em Lima, Peru. Veja o resumo e o poster:

Brydes do Brasil: Rede Nacional de Baleias-de-Bryde Foto-Identificadas

Lodi Liliane 1, Guilherme Maricato 1,2.

 1 Pesquisa & Conservação, Instituto Mar Adentro, Rio de Janeiro, BR.

 2 Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Neotropical, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, BR.

Brydes do Brasil é uma plataforma virtual que tem como principais objetivos: mobilizar e envolver a sociedade na pesquisa científica participativa; elaborar uma base de dados de baleias-de-bryde (Balaenoptera edeni) foto-identificadas, através de um acervo fotográfico concentrado e verificar os movimentos e fidelidade de área; e conscientizar a sociedade sobre a necessidade da conservação e do uso sustentável de seu habitat. O website também conta com espaços interativos para compartilhar fotografias, vídeos, artigos, textos de divulgação científica, notícias na mídia e outras informações sobre a espécie. Entre dezembro de 2017 e junho de 2018, 1.185 usuários consultaram o website, totalizando 1.673 sessões e 4.367 visualizações de páginas. Uma frequência de 44% dos acessos foi feita via redes sociais. Os dispositivos de entrada utilizados foram desktop (54,35%), mobile (43,87%), e tablet (1,78%). As páginas com o maior número de visitas foram: “home” (1.815); “catálogo” (297); “notícias” (245); “o que é a rede” (195) e “obtenção de fotos” (188). Com relação ao perfil geográfico 35,9% dos acessos foram feitos a partir do Rio de Janeiro, seguidos por São Paulo (26,5%) e Santa Catarina (10,1%). O catálogo compartilhado conta com 29 indivíduos identificados entre Santa Catarina (27°S) e Rio de Janeiro (22°S). Um total de 9 baleias-de-bryde catalogadas foram reavistadas em distintas ocasiões entre diferentes localidades: 1) São Paulo (n=2); 2) Rio de Janeiro (n=3); 3) São Paulo e Rio de Janeiro (n=3); e 4) Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro (n=1). Os dados obtidos confirmam que a espécie é regularmente vista entre a Primavera e o Outono no Sudeste do Brasil. O website apresentou resultados inéditos e expressivos, um esforço essencial na obtenção de uma melhor compreensão sobre as áreas de relevante interesse para a conservação da espécie, cuja biologia, ecologia, estimativa e estrutura populacional permanecem pouco conhecidas. Em âmbito global tem havido um crescente reconhecimento da importância das parcerias como ferramenta para o monitoramento da biodiversidade, especialmente no contexto de restrições orçamentárias e falta de recursos institucionais para o estudo dedicado de espécies altamente móveis e com distribuição abrangente.

Parceria: Programa Marinho/WWF-Brasil (Contrato de Parceria Técnico-financeira 00993/2017)

Colaborações: Projeto Baleia à Vista, Projeto de Monitoramento de Cetáceos da Bacia de Santos, Laboratório de Bioacústica e Ecologia de Cetáceos/ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ETHOS Serviços Técnicos Ltda., BC Estúdio Foto e Publicidade Ltda. e Th-Project.com Comunicação e Web.