Brydes do Brasil

06/12/2020

Avanço do catálogo compartilhado de baleias-de-bryde foto-identificadas!

 Notícia do Catálogo



Imagem Brydes do Brasil

Para identificar os indivíduos com precisão, a técnica de foto-identificação é uma ferramenta vital e não invasiva em estudos biológicos e ecológicos que utiliza marcas, em particular, na nadadeira dorsal dos cetáceos. O desenvolvimento da foto-identificação, em conjunto com o avanço de modelos e programas que podem ser usados para processar as fotos, tem permitido o estudo de uma ampla gama de assuntos tais como: taxa de sobrevivência, tendências populacionais, estrutura social, sistema de acasalamento, população tamanho, padrões de movimento e uso do habitat.

O catálogo compartilhado do Brydes do Brasil reúne 41 baleias-de-bryde foto-identificadas. Destas 13 foram reavistadas entre 1 e 12 diferentes ocasiões e localidades.

Contamos com a sua cooperação para enriquecer o catálogo! Seja nosso parceiro!

Colaboradores: Projeto Baleias & Golfinhos do Rio de Janeiro, Projeto de Monitoramento de Cetáceos da Bacia de Santos, Laboratório de Bioacústica e Ecologia de Cetáceos/UERJ, Projeto Baleia à Vista, Instituto Boto Cinza, Bruno Castaing, Leandro Mateus, Fernando Hardt