Brydes do Brasil

27/05/2019

Por ali, por acolá: baleias-de-bryde da costa ao alto mar

 Notícia na Mídia



Imagem Brydes do Brasil

Um estudo inédito no Brasil está buscando responder como as baleias-de-bryde se distribuem e como utilizam as regiões da costa e do alto mar na Bacia de Santos – que vai de Cabo Frio (RJ) até Florianópolis (SC). Este é o projeto de mestrado da pesquisadora Larissa Dalpaz, realizado sob orientação do Dr. Fabio Daura-Jorge e Dr. Leonardo Wedekin, do Programa de Pós-graduação em Ecologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Os dados do estudo são coletados desde 2015 através do Projeto de Monitoramento de Cetáceos na Bacia de Santos (PMC-BS/PETROBRAS). O PMC-BS é financiado pela Petrobras como exigência do IBAMA no licenciamento ambiental da exploração de petróleo e gás no Pré-sal.

Com os resultados do projeto, espera-se definir os ambientes mais importantes para conservar a espécie e garantir seu relevante papel em nossos mares. Estas baleias são consideradas recicladoras de nutrientes: ao se alimentarem e defecarem, elas deixam os nutrientes disponíveis para outros organismos. Pode parecer estranho, mas é verdade: são as fezes das baleias que sustentam, por exemplo, a diversidade de peixes! Mesmo depois de morrerem, as baleias ainda são importantes para o mar. Suas carcaças se transformam num “oásis de diversidade”, onde inúmeros animais vêm se alimentar.

Apesar do seu valor ecológico, estas baleias estão expostas a diversos impactos. Na região costeira há atividades de pesca e diferentes tipos de embarcações transitando. Em alto mar existem as crescentes atividades de exploração de petróleo e gás.